Skip to main content
Estilo de Vida

E se fosse possível comprar tempo?

Por 2 de fevereiro, 2019março 15th, 2019Nenhum comentário

Parece que estou falando de alguma obra de ficção como o filme O Preço do Amanhã. Mas realmente temos a opção de comprar tempo. Deixar de gastar o seu tempo com coisas que não gosta ou não te faz feliz no dia a dia e investir com o que realmente importa.

Tempo é o maior ativo e o “bem” mais precioso de qualquer pessoa. Mas, você ainda deixa coisas que não gosta de fazer tomarem seu tempo? Antes de responder, eu quero dizer que conheço no mercado imobiliário duas formas de te ajudar a comprar tempo. Vou começar te apresentando alguns dados.

A vida na grande metrópole

No dia a dia da maioria dos paulistanos 45 dias são gastos por ano no trânsito, são 3 horas gastas no deslocamento diariamente. Aproximadamente 65% dos paulistanos gostariam de morar mais perto de onde vive (trabalho, escolas, clubes, etc). Até 52% deixariam de usar seus carros se tivessem boas condições de transporte público, principalmente o metrô.

Morar mais perto de onde vive é um dos maiores desejos dos paulistanos. Se você já mora perto de onde vive e/ou não vê problema nos deslocamentos diários que faz atualmente, aguenta ai que sei que tenho uma coisa que vai te animar. Se você ainda não está satisfeito com isso, posso te propor algumas coisas.

Procure o centro de sua vida

Os maiores problemas de mobilidade em São Paulo ocorrem porque os empregos, o poder financeiro e os equipamentos culturais e de lazer se concentram em poucos bairros da cidade. E mais ainda, a maior parte do território ainda não é coberta por transportes públicos de boas condições.

O lugar que você trabalha e que provavelmente passe a maior parte do seu dia pode ser alinhado com o local que estuda, o clube ou parque preferido seu e de seu parceiro, filhos, etc. Isso significa escolher o bairro de moradia de forma inteligente. Programar sua próxima moradia próximo de onde você mais vive ou até viver mais próximo de onde mora ou pretende morar.

Muitas vezes para seguir este conceito é preciso algumas mudanças, readequações financeiras e logísticas. Mas isso acaba interferindo diretamente em sua qualidade de vida. Quanto vale o seu tempo e a sua qualidade de vida? Sugiro que siga algumas coisas que podem impactar diretamente sua vida e te trazer mais tempo livre pra fazer o que ama:

Descubra áreas prosperas

Hoje em São Paulo há muitos bairros e regiões em pleno desenvolvimento, significa que é uma área de oportunidades. Mobilidade, cultura local e planos de desenvolvimento urbano ajudam na evolução da região, promovendo assim também a qualidade de vida de pessoas que vivem ali. Desde a economia e comércios locais até grandes centros comerciais podem entrar em evidência nessas áreas.

As maiores vantagens dos imóveis em uma região de desenvolvimento começa na verdade pela alta disponibilidade da matéria prima principal da construção civil: terreno. Empreendimentos serão lançados nessas regiões, e neles a flexibilidade e condições de pagamento são melhores, produtos são inovadores, modernos e pensados para o bairro e em locais selecionados.

Você pode se planejar para migrar sua moradia, trabalho e vivência para um bairro desses. Seja aluguel ou compra, de qualquer forma você tem uma disponibilidade e oferta boa (pelo crescimento rápido do bairro a oferta e demanda caminham juntas) e preço (por ainda ser um bairro em ascensão e não estar 100% consolidado os valores ainda estão em constante crescente). Caso você tenha empresa, ou um escritório próprio, programar e mudar sua empresa para o bairro próximo à sua futura moradia é uma medida um pouco maior porém aconselhável.

Escolha áreas já estruturadas e consolidadas

A maior concentração de empregos e empresas em São Paulo estão hoje em regiões já consolidadas. Com toda a área já desenvolvida, toda a entrega de lazer, mobilidade e cultural já está provavelmente definida e em operação. A procura por áreas como essa é relativamente maior, e o giro do mercado na região acaba então sendo alto também. Nessas áreas vão muito bem apartamentos para aluguel mais compactos. Mas que sejam da mesma forma mais próximos de toda conveniência oferecida pelo bairro.

Mude para próximos de eixos de mobilidade

Essa opção é um pouco mais universal, ela pode ser tanto em áreas em desenvolvimento ou áreas já consolidadas. Temos ainda uma terceira opção: bairros que não esperam um processo de desenvolvimento em um curto período de tempo. Provavelmente em uma área mais tradicional. Apesar de não ter muita conveniência ou grandes empresas próximas oferece mais tranquilidade e uma ótima qualidade de vida.

O que tem em comum é que essas localidades já oferecem uma estrutura boa de mobilidade com fácil acesso à regiões e centros comerciais e/ou corporativos. Seja por automóveis ou outros meios de transporte. Porém, ter uma estação perto do metrô em São Paulo é até mesmo mais valioso do que morar perto do metrô em outras cidades do mundo.

Problemas comuns em oportunidade

Você deve ter visto duas oportunidades distintas no que falei. Uma é efetivamente se mudar para regiões como essas. A outra seria investir em regiões como essas. Pois com a constante crescente e valorização de bairros em evolução. A alta dos aluguéis em regiões consolidadas e oportunidades de imóveis próximos à grandes vias de mobilidade. A oportunidade destes investimentos é um imóvel em constante valorização e chances de ganho recorrente.

De qualquer jeito você pode aumentar as suas economias investindo em imóveis ou aumentar o seu tempo disponível. Morando em áreas e imóveis com conveniência em abundância.

E pra você, o que é comprar tempo? Onde você vive hoje te consome ou te dá mais tempo?

Fazer um comentário

Entrar