Skip to main content
Negócios

É possível enriquecer com imóveis?

Por 1 de fevereiro, 2019abril 11th, 2024Nenhum comentário

Investimento, um dos assuntos que mais está em alta no momento, até pela situação econômica no pais com baixos índices de taxas que giram o mercado financeiro. SELIC, CDB, Poupança, e etc. Quem investia em um desses meios fica na dúvida: Quais alternativas eu tenho para gerar uma RENDA FIXA com meus ativos?

Imóvel continua sendo uma das alternativas, principalmente em momentos de baixa onde são geradas as melhores oportunidades de compra. A baixa taxa de financiamento contribui também para que os ganhos se mantenham maiores  que os custos.

No entanto, é primordial levar em conta vários fatores para que seja um bom negócio. No mercado financeiro, produtos que têm grande potencial de valorização são tidos como bons negócios. No mercado imobiliário a lógica é a mesma. Há três fatores fundamentais para indicar se determinado imóvel tem boas possibilidades de valorização.

De olho em tendências

Bairros menos maduros podem indicar boas oportunidades. Uma região com terrenos disponíveis tende a receber melhorias como supermercados e lojas de serviços. Esse processo contribui para uma valorização do bairro como um todo.

Preveja a expansão no entorno

Se o bairro escolhido está cercado por bairros com pouca margem para crescimento, pode ser um bom sinal. A tendência é de que o comércio cresça rapidamente nesse bairro e ajude a valorizar o imóvel.

Incorporadores são os seus “sócios”

Procure conhecer obras e projetos anteriores da incorporadora, construtora, arquiteto e todo o time envolvido na elaboração. Esse histórico gera uma segurança maior de que são realmente profissionais de alto nível para a execução do projeto.

Além disso temos outros fatores que compensam e devem ser levado em consideração…

Antecipe-se aos projetos

As melhores condições para compra sempre é no lançamento dos empreendimentos. Essa aquisição anterior à construção possibilita um preço pelo menos 20% abaixo do que é cobrado pelo imóvel pronto. Além disso as condições para compra na planta são muito mais flexíveis. Esse conjunto de condições abre margem para lucratividade na hora da venda ou locação do imóvel. Além disso as condições são diferenciadas e a rotatividade da sua carteira de imóveis podem ser maior ao investir no mercado de lançamentos.

A variável principal

Sempre foi e sempre será o Investidor, ou seja, você mesmo. Um bom investidor é aquele que sabe manter uma rotina de boas escolhas. É a sobreposição de grandes negócios que gera os resultados mais expressivos. Reinvestir o dinheiro da venda de um imóvel em outra oportunidade lhe permite criar os famosos juros sobre juros. Quanto mais você aplicar, maior será o seu retorno. O uso da alavancagem na aquisição de lotes dentro de condomínios, por exemplo, e imóveis na planta são ótimas estratégias para diversificar seus investimentos e imobilizar muito dinheiro.

E o melhor, você não precisa ter muito dinheiro para investir no mercado imobiliário. Tem até quem invista sem ter nenhum dinheiro através de imóveis financiados e adquiridos através de consórcios.

Outro tema em maior evidência e discussão ao investir em um imóvel é a LOCAÇÃO desse imóvel adquirido. O segredo da locação está na escolha correta dos imóveis, principalmente levando em consideração os fatores mencionados acima para gerar ainda mais valor.
Existem ótimas oportunidades em segmentos diferentes como imóveis populares, flats, salas comerciais, lojas, galpões, casas de veraneio e hotelaria. É importante conhecer cada um destes negócios. A melhor opção de investimento em alugueis pode depender das características da cidade onde você mora e do seu perfil de investidor.

Fazer um comentário

Entrar