Já falamos algumas vezes aqui sobre o avanço do mercado imobiliário nos próximos anos. Mas o que nos espera nesse novo ano que acabou de entrar? Um dos principais termômetros da economia no país, o mercado imobiliário mostrará seu potencial de crescimento ainda este ano. Eu enxergo um futuro com muitas oportunidades, e vou falar um pouco sobre, mas antes de projetarmos o futuro vamos olhar um pouco o passado.
Puxando os históricos dos últimos quatro ciclos de queda dos imóveis, a duração foi de 4 a 5 anos. Depois de um período de recessão, iniciado em 2013 e com seu ápice em 2016 o mercado demonstrou melhorias nos anos seguintes. Em 2017 houve uma sutil melhoria, um crescimento de 9,4% segundo a Câmara Brasileira de Construção.
Em 2018 tivemos alguns indicadores de melhora do mercado, a taxa de financiamento abaixou, facilitando assim a compra de imóveis. Com isso em 2018 a Câmara divulgou que as vendas de imóveis no segundo semestre de 2018 subiu 17%. Ou seja, as pessoas estão voltando a comprar, então o mercado está se recuperando.
O crescimento
Essas melhoras estão longe de um grande crescimento ou expansão, são passos que mostraram uma boa recuperação do mercado. Já em 2019 esperamos um real crescimento após essa fase de recuperação, marcando então a entrada deste novo ciclo.
Vou citar alguns dos principais pontos que do que vem com força ainda este ano:
Os imóveis vão novamente começar a valorizar
Especialistas preveem aumento no preço do metro quadrado nos próximos anos. Tanto em imóveis residenciais como comerciais, tornando um atrativo para empresas que precisam mudar de escritórios, moradores que pretendem mudar ou investidores.
Aumento na confiança do consumidor
Em plena recuperação econômica, a palavra crise já não está sendo mais tão assustadora. Além disso muitas pessoas estão cada vez mais optando por métodos adicionais de renda ou trabalho. Da mesma forma o empreendedorismo tem crescido na cidade. Portando a procura por imóveis comerciais e residenciais próximos a grandes centros e eixos financeiros também.
Oferta e demanda
A oferta está começando a andar junto à demanda novamente. Grandes incorporadoras já aumentam o número de lançamentos de empreendimentos ainda neste primeiro semestre de 2019.
Modernização do setor
não adianta fazer novos projetos seguindo conceitos antigos. Mais uma vez, o mundo mudou, as pessoas mudaram, os hábitos de consumo mudaram. As pessoas estão cada vez mais acessíveis às informações e por consequência muito mais exigentes também.
Aumento nas locações
Com apps e ferramentas de aluguel como AirBnb, Booking, etc. As pessoas estão cada vez mais aderindo à economia compartilhada.
Rotatividade no mercado
Marketplaces vem como grandes promessas para aumentar a compra, venda e aluguel do mercado, ou seja, vai ficar mais fácil e rápido efetuar transações imobiliárias, seja residenciais ou comerciais.
Incentivos no mercado
No ano passado foi confirmada uma revisão da lei de zoneamento da cidade ainda em 2019, trazendo novas propostas de modernização, desenvolvimento urbano e inventivos à construção civil. Além dos planos já vigentes.
Áreas em desenvolvimento
Algumas áreas em potencial crescimento em São Paulo já mostram boas oportunidades ainda este ano, parte disso vem de planos de operações e desenvolvimento urbano, como a Água Espraiada que promove a evolução da mobilidade e urbanismo de diversos bairros da zona Sul de São Paulo.
Quando falamos de mercado, investimento, crescimento, valorização, etc, eu confesso que me bate uma ansiedade descomunal, porém no bom sentido. Está em nossa raiz, acima de tudo, aconselhar todos em nossa volta a tirarem o melhor desse mercado.
Só não enxerga quem não quer!
Não é difícil, e muito menos você precisaria da minha para enxergar esse potencial gigantesco. Porém me sinto na obrigação de reforçar: os próximos anos poderão ser um dos melhores anos do mercado imobiliário de alguns tempos pra cá. Mas sabe o principal ponto disso tudo?
Estamos no melhor momento para entrar neste mercado. A economia ainda está em recessão, os preços também estão recessos, ainda tem muita demanda reprimida e muitas oportunidades vindo em um curto período de tempo. Um ditado que soa até como um clichê, mas não deixa de ser verdade: passarinho que acorda cedo bebe água limpa. Neste mercado não teria motivos para ser diferente.