Skip to main content
Negócios

O que valoriza as regiões e seus imóveis em São Paulo

Por 25 de janeiro, 2019abril 11th, 2024Nenhum comentário

São Paulo vem ganhando notoriedade no mercado financeiro nacional e internacional há décadas, mas você sabe a relação entre os grandes centros comerciais e a valorização da região e dos imóveis no entorno? Antes quero deixar claro quais são estes centros comerciais, os grandes eixos consolidados que continuam expandindo São Paulo desde as últimas décadas.

Paulista: A “pioneira” em São Paulo

Consideramos a Av. Paulista hoje como uma enorme referência e berço de grandes empresas e corporações, essa expansão começou em meados dos anos 60 e já se consolidou hoje como o principal centro financeiro de São Paulo. Partindo da Av. Rebouças até o começo da Av. Domingos de Morais. Em seu entorno elevou o padrão de diversos bairros e promoveu a qualidade de vida de seus moradores. O maior exemplo disso é o Jardins, considerado hoje referência em residenciais de alto padrão. E com isso promoveu também o comércio local, como a Rua Augusta e Oscar Freire muito conhecidas pelos seus comércios sofisticados e luxuosos.

Faria Lima: A continuação

Após a escassez de espaços e novos prédios para prover às empresas um endereço nesse centro comercial, a criação da Faria Lima dá a São Paulo um novo polo comercial nos anos 70. Empresas começam a se estabilizar e mostram o potencial da região. Desde o seu início no Jardins (mais próximo à Marginal Pinheiros) até a bola da vez: Itaim, região que abriga os bairros Itaim Bibi, Vila Olimpia, entre outros. Se consagra como uma das regiões mais nobres da cidade. Cercada por grandes avenidas como Av. dos Bandeirantes, Av. Santo Amaro, e a Av. Juscelino Kubitschek. A evolução do bairro se dá também pela inauguração do primeiro shopping center de São Paulo (o primeiro do Brasil também), o Shopping Iguatemi. Que hoje reúne o maior número de griffes nacionais e internacionais, marcado pela sofisticação de seu interior.

Berrini: Modernização

A evolução do eixo paulista não parou, nos anos 80 e 90 a Av. Berrini começa a receber os edifícios comerciais mais modernos de São Paulo. Partindo do Itaim até a Região do Brooklin. O Brooklin se tornou desde então um dos bairros mais destacados da metrópole, foi o bairro que mais recebeu investimentos privados da última década. Está próximo de Avenidas importantes como Av. Roberto Marinho, Marginal Pinheiros e Av dos Bandeirantes. Contempla a região também o Shopping Morumbi, com uma completa infra de serviços e lazer. considerado um dos melhores e mais completo shopping do país.

Chucri Zaidan: Futuro

A av. Chucri Zaidan dá extensão à Av. Berrini trazendo já em seu início já nos anos 2000 grandes projetos e prédios modernos. O Shopping Morumbi se expande na mesma época e se consolida como um dos mais completos e sofisticados centro de compras da América Latina. Grandes empresas já enxergam a região como a promessa de novo um eixo comercial.  Seu avanço, desenvolvimento e revitalização deve-se à Operação Urbana Água Espraiada. A região que parte do Brooklin até a Chácara Santo Antônio ainda tem muita obra prima primordial pra construção civil: terreno. Desenvolvimento este que vem do patrocínio de empresas privadas à operação urbana, boa parte inclusive de construtoras e incorporadoras.

A centralização de polos comerciais trazem às regiões com grande potencial promoção em toda infraestrutura. Logo melhora a mobilidade urbana com a expansão de transportes coletivos e melhorias no sistema viário ligando importantes vias. Simultaneamente reurbaniza os espaços públicos como parques, praças, calçadas, etc. Consequentemente eleva o IDH e qualidade de vida dos moradores. E finalmente valoriza os imóveis da região.

O que os imóveis de alto padrão tem em comum? Infraestrutura completa no entorno e promoção na qualidade de vida dos moradores estão entre as principais respostas.

Fazer um comentário

Entrar