Skip to main content
Negócios

O que especialistas esperam de 2019

Por 6 de fevereiro, 2019março 15th, 2019Nenhum comentário

O mercado está retornando de uma recessão que estava nos últimos anos. Especialistas acreditam que a crise do setor imobiliário chegou ao fim, saiba como será a recuperação.

Como será essa recuperação?

O ano de 2019 será a virada do mercado imobiliário e o termômetro é a economia brasileira que melhorou nesses últimos meses.

Depois de seis anos em queda, a venda de imóveis residenciais cresceu cerca de 10%. Já nos imóveis corporativos, dados da Cushman & Wakefield mostram a taxa de vacância em São Paulo atualmente em 21,4%.

De acordo com a Info Money e o Estadão, houve um aumento de 52% no número de unidades comercializadas na cidade de São Paulo de janeiro a junho de 2018. Em comparação com o mesmo período de 2017, melhor resultado desde o início da crise em 2013. Outro exemplo que demonstra a reação do mercado imobiliário é que o lançamento de novos projetos cresceu 30% no terceiro trimestre deste ano. Segundo corretores e investidores, a movimentação cresceu ainda mais depois das eleições.

Especialistas preveem que preço do metro quadrado começará a subir e o setor se recuperará ao longos dos próximos anos. Referente aos imóveis corporativos, essa virada de chave revela uma última janela de oportunidade para empresas que precisam mudar de escritório negociarem os preços. Também para investidores, que podem aproveitar para investir nesse segmento com foco nos próximos anos.

Otimismo

Parte deste otimismo vem dos números de 2018 que mostram uma melhora significativa graças a dois fenômenos distintos. De um lado a melhora da economia dez a demanda por imóveis subir. Por outro lado, houve queda na oferta de novos empreendimentos, já que as incorporadoras passaram a construir menos, em meio à recessão.

Esse ambiente tem criado expectativas bastante positivas para o setor em 2019. Segundo dados, sinais, indicadores e sobretudo especialistas, deveremos entrar em um período de normalidade econômica. Com isso, a tendência é de crescimento para o próximo ano, ainda mais considerando que teremos a entrada em vigor de algumas novidades. Como o aumento do teto para a compra de imóvel com FGTS para R$ 1,5 milhão e a ampliação do Programa Minha Casa Minha Vida, linha de crédito popular da Caixa Econômica.

2019 deve ser então um bom ano para quem quer vender ou comprar um imóvel e também para quem quer investir no mercado. Seja no setor residencial, cuja tendência são imóveis compactos com infraestrutura e a locação por temporada.

Para nós que atuamos na intermediação dos imóveis de São Paulo, no mercado imobiliário em 2019, será preciso atuar com excelência e atender novos perfis de clientes. Estes demandam maior credibilidade na venda de imóveis. Formatos de exclusividade, por exemplo, devem ser vantajosos para ambas as partes e não devem trazerem ônus em caso de cancelamento.

Fazer um comentário

Entrar